A administração do tempo do trabalhador e seus benefícios

A administração do tempo do trabalhador e seus benefícios

A administração do tempo é uma habilidade extremamente necessária e requerida pelo mercado de trabalho.

Um profissional com uma capacidade aguda de administração do tempo pode ser de grande valia para uma empresa.

Adiantar tarefas é contraproducente

No cotidiano de uma empresa, uma startup ou um negócio, problemas surgem a todo instante. Novas tarefas, resolução de problemas urgentes, reuniões extraordinárias, entre outras coisas. E tudo isso precisa se encaixar na rotina do trabalhador, que não pode desperdiçar tempo com atividades extras.

O aprendizado dessa administração do tempo precisa ser implementado e estimulado no mercado de trabalho. Pense, por exemplo, quem realmente trabalha por oito horas seguidas, com um intervalo de uma hora de almoço?

Você conhece alguém que consegue produzir com eficiência ao longo de oito horas? Eu, não. E é isso o que a atual realidade brasileira impõe a milhões de pessoas diariamente. Isso quando o trabalhador não possui mais de um emprego, e escala horários alternativos para cumprir todas as tarefas. O brasileiro invade a noite, avança a madrugada, atropela o fim de semana, tudo para (não) dar conta. 

Sem a devida administração do tempo, um profissional jamais conseguirá ir muito além de apenas enxugar gelo. Adiantar hoje a tarefa de amanhã não te livrará dela, já que você precisará adiantar a do dia seguinte amanhã. A não ser que haja um imprevisto, ou algo realmente urgente e com finalidade determinada, não vale a pena.

Administração do tempo como habilidade

A administração do tempo é uma habilidade muito procurada no ambiente de trabalho e no mercado profissional. A administração do tempo permite que o trabalhador tenha mais produtividade e eficiência, além de garantir mais bem-estar. 

Assim como outras competências socioemocionais, como coragem e resiliência, a administração do tempo também é uma habilidade. E como toda habilidade, quanto mais trabalhada e estimulada, melhores serão os resultados. 

A administração do tempo pode te ajudar a visualizar novas perspectivas, e entender que o tempo é, também, para ser usufruído e aproveitado.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: