Inovação e soluções criativas para superar a crise

Inovação e soluções criativas para superar a crise

Um momento de incerteza e insegurança como o que vivemos em 2020, é ideal para experimentar inovações e testar coisas diferentes, muitas delas que nem sequer teríamos coragem de ousar em tempos normais.

Criar novos produtos e serviços para oferecer aos clientes, experimentar maneiras diferentes de divulgação, buscar meios e motivos alternativos de fidelizar a clientela, são algumas possibilidades de inovação que todo comerciante pode buscar em momentos de crise para alavancar o negócio ou, no mínimo, tentar sobreviver.

A inovação pode ajudar a vencer futuras crises 

É importante lembrar que a pandemia de Coronavírus não é, e nem será a última crise que a humanidade vai viver. Outras adversidades poderão surgir e afetar negativamente a economia, e a inovação será sempre bem-vinda para ajudar a solucionar esses problemas. 

Então, é fundamental que todo empreendimento tenha à disposição estratégias que sirvam como alternativas de lucratividade para os negócios já existentes em algum modelo, fazendo uso de outras mecânicas para que as atividades não sejam interrompidas forçadamente, e você se encontre sem saída.

O empreendedor não deve cair na armadilha de imaginar que as mesmas atividades exercidas da mesma forma há décadas, sustentarão o seu negócio na eventualidade de ocorrer novas crises.

Sendo assim, é imprescindível que ele esteja sempre atento e observar para onde o mercado e o seu setor estão apontando no futuro, investir no benchmarking, e ouvir do público as demandas e exigências que ele têm.

Insights de inovação para o seu negócio

Uma das alternativas de inovação interessantes é a fidelização da clientela, com a criação de programas de sócios, ou clubes de assinatura, que ofereçam vantagens aos associados e opções diferenciadas de serviços.

A personalização de produtos e serviços também pode ser um enorme diferencial para a sua marca. Outro grande atrativo é disponibilizar ferramentas diversas para pagamentos além do dinheiro (PIX, boleto, cartão de crédito), além de prazos estendidos para o cliente quitar a dívida.

Além dessas ideias de inovação, outra solução criativa para alavancar o seu negócio é a criação de um programa de pontos que podem ser trocados por algum benefício exclusivo. O cliente já sabe antecipadamente quanto vai pagar, e o empreendedor sabe quanto tem para receber.

Insights aparentemente inofensivos como esses podem trazer incalculáveis benefícios para o seu negócio, apenas pelo fato de criarem um diferencial para o seu público.

Procure sempre inovar, desenvolver soluções criativas e, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos, mostrar ao seu cliente inúmeros motivos para escolher a sua marca, mesmo durante um período de crise.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “Inovação e soluções criativas para superar a crise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: