Você deve estreitar o relacionamento com o cliente

Você deve estreitar o relacionamento com o cliente

Qual é o estado atual do seu relacionamento com o cliente e com o seu público? Você conversa com ele? Sabe o que ele quer ou precisa? Quando você pergunta, ele responde?

Se sim, você o entende? Se entende, se esforça para tentar entregar a ele uma resposta suficiente, baseada em atitudes?

Saber o que seu público precisa é fundamental para acertar o alvo de suas campanhas, promoções e desenvolvimento e entrega de produtos e serviços.

O relacionamento com o cliente não acontece apenas durante o processo de venda, que pode durar apenas alguns minutos. Essa interação deve acontecer antes mesmo de que alguém se torne cliente, ou seja, já nos primeiros contatos.

Formas de relacionamentos com o cliente

Uma propaganda ou um comercial que leve uma mensagem; algum diferencial no ponto físico do seu comércio, que pode ser um cafezinho, um banco para se sentar, wi-fi liberado a clientes, entre outros.

Outros atrativos são desconto, campanha ou sorteio para quem se cadastrar no site, entre tantas outras ações que visam converter uma parte do seu público, e fidelizar alguns deles num número suficiente para sustentar esse diferencial. 

Todas essas ações podem fortalecer o seu relacionamento com o cliente.

O relacionamento entre cliente e empresa deve ser pessoal

Lembre-se que o CNPJ também pertence a uma pessoa. Ainda que jurídica, mas é. E toda pessoa precisa se relacionar, especialmente se estivermos falando daqueles que são a razão de ser do seu negócio, o objetivo principal de suas portas estarem abertas.

O cliente é o motivo mais justo e presente de você se levantar todos os dias pela manhã, e deve receber o tratamento mais humanizado possível.

A quarentena e o isolamento social distanciaram os clientes de seus comércios favoritos, sejam eles bares, restaurantes, cinemas ou lojas, e, em alguns casos, vimos as marcas diminuírem o relacionamento com o cliente.

Se faz tempo que alguém não entra em seu comércio, por ele estar fechado ou pelo medo que as pessoas têm de sair de casa agora, não espere que ele volte até você. 

O relacionamento com cliente ocorre por antecipação, e deve ser proposto pelo empreendedor. Antecipe-se: entre em contato por telefone, WhatsApp, email ou pelas redes sociais, e envie uma mensagem só pra perguntar se “está tudo bem?”. 

Essa é uma das maneiras mais legítimas de demonstrar respeito e atenção a seu público, e dizer que o relacionamento com o cliente é parte fundamental da cultura organizacional da marca. Além disso, essa estratégia pode trazer informações preciosas e inéditas sobre seu público.

Observe o que você, seus colaboradores e seu comércio podem realizar de diferente nesse momento de distanciamento, e também quando as coisas voltarem ao normal. 

Pequenas atitudes podem ser os diferenciais que faltavam para estar mais próximo dos seus clientes, ou para conquistarem aqueles que ainda não são.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

2 comentários em “Você deve estreitar o relacionamento com o cliente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: