Não se vence a concorrência somente baixando os preços

Não se vence a concorrência somente baixando os preços

Muitos empresários acreditam que a concorrência se dá apenas no âmbito do preço dos produtos. E, de forma equivocada, lojistas e comerciantes acreditam que ao ajustarem para baixo o preço de seus produtos vencerão a concorrência.

Muitas vezes o consumidor não está em busca do menor preço, mas de outras qualidades oferecidas por você, e que podem agregar muito mais valor para o seu cliente. Ele pode estar disposto a pagar um preço mais alto, se entender que, ao comprar o seu produto, ele está adquirindo outros valores.

Qualidades que elevam não só o preço

Entre as qualidades que o comerciante pode oferecer ao público e se diferenciar da concorrência, podemos destacar: a durabilidade do produto, a confiabilidade da marca, e as referências que o público dá sobre a marca, produto ou serviço. 

Você pode, por exemplo, ser a preferência pela disponibilidade do estoque; pelos prazos de entrega; pela diversidade na forma de pagamento; pela possibilidade de sua marca ser encontrada nos sites de busca, pela facilidade de navegação na sua loja online, inclusive na busca dos produtos, entre outras opções que não se referem exclusivamente ao preço.

Há clientes que preferem fazer compras em lojas físicas, outros pela internet, seja em sites, marketplace e até em redes sociais. E quanto mais opções você oferecer, maiores serão suas chances de realizar uma venda.

Cadastrar seus usuários, clientes e visitantes é uma excelente ferramenta para conhecer seu público e entender o que e como ele prefere ser atendido em suas necessidades. Se a concorrência não faz isso, você tem mais um motivo pra sair na frente

Preste atenção nas suas indicações de preferência, e revisite seu banco de dados sempre que entender necessário criar algo novo para seu público-alvo ou clientes.

Aqui vale, mais uma vez, a recomendação principal para todo aquele que quer ter um negócio: quanto mais você conhecer seu público, mais vai entender seus desejos e necessidades, e também o quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece. 

Questões que ganham importância a cada dia

Outras ações que vêm ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores, especialmente os mais jovens, são aquelas voltadas ao posicionamento da empresa em relação a valores e princípios defendidos pela marca, sua liderança e seus colaboradores.

São fatores que merecem destaque: a responsabilidade social da empresa; o respeito que ela tem para com o meio ambiente; a defesa dos direitos de mulheres, negros e outras minorias; e possíveis contribuições que a marca ou mesmo seus gestores fazem para causas sociais, entidades, fundações ou outras ações mobilizadoras da sociedade.

Nem todos os clientes optam por uma marca, produto ou serviço tendo como referência sua atuação na sociedade, porém o número de pessoas que estão levando em consideração a realização ou não de uma compra por esses motivos cresce todos os dias.

Pode ser que a concorrência não considere esse um fato relevante, mas estudos apontam como tem crescido o número de pessoas que refletem sobre esses temas antes de adquirir um produto ou serviço.

Pense quais foram as últimas ações que sua empresa, loja ou comércio tomou para atrair novos clientes. Você baixou o preço e obteve resultados? Você agregou valores e a procura por aquilo que oferece aumentou? Essas ações te diferenciam da concorrência de que maneira?

Reflita se não é interessante para sua marca investir também em fatores externos, e que talvez não sejam o core do seu negócio. Pense sobre quais ações você tem tomado para amenizar os problemas sociais tão recorrentes no Brasil ou em seu município, e se essas ações não podem contribuir para que sua empresa seja vista com outros olhos pelo público.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: