Chief Executive Officer: O que é o CEO de uma empresa?

Chief Executive Officer O que é o CEO de uma empresa

CEO, Chief Executive Officer, ou Diretor-executivo é a pessoa com maior autoridade dentro de uma empresa, e está no topo da hierarquia operacional. No Brasil, também chamado de presidente.

O CEO é um verdadeiro líder, que pode ser escolhido entre seus pares diretores para guiar a equipe e a companhia como um todo. 

É do CEO a responsabilidade de entender toda a essência do negócio, implementar as estratégias, liderar a criação e a internalização nos demais colaboradores da cultura organizacional da empresa, além de representá-la formalmente no mundo exterior, como imprensa, entrevistas, eventos, e na comunidade. 

Por isso, é indispensável que o CEO, ou presidente, possua boa comunicação, fluência e aceitação em todos os setores da empresa.

O CEO de uma empresa pode ou não nascer dentro dela

O CEO não é, necessariamente, o fundador ou membro mais antigo da organização, sendo muitas vezes um profissional contratado para exercer o cargo. 

Naturalmente, é esperado dele que já disponha de experiências anteriores bem-sucedidas, especialmente porque a diretoria deposita nele a confiança que todo o time precisa ter, e as qualidades que os colaboradores precisam ver para ir em busca do sucesso.

Essa peça-chave na empresa é a principal referência para os colaboradores, investidores, sócios e clientes. É para ele que vão olhar quando quiserem compreender qual o papel de determinada empresa na sociedade.

Apesar de não haver a necessidade de ser um típico “prata da casa”, o CEO precisa internalizar as características da empresa e do time, e refletir em suas posturas e ações, os propósitos de cada envolvido com aquela marca.

Características exigidas de um CEO

O CEO é um profissional dotado de capacidade de organização, liderança, colaboração e coragem, ferramentas essenciais para competir no mercado. 

Por ser o exemplo a ser seguido dentro daquela organização, ele deve ter afinadas inúmeras competências exigidas de um profissional do século 21, especialmente para refletir no time aquilo que é esperado.

O CEO, ou presidente ou ainda diretor-executivo, está sempre pronto para defender sua equipe, e disposto a correr os riscos necessários para colocar em prática as estratégias da empresa, até mesmo aquelas mais arriscadas.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “Chief Executive Officer: O que é o CEO de uma empresa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: