A colaboração como importante ferramenta de sucesso

A colaboração como importante ferramenta de sucesso

Colaborar é trabalhar junto. Co-laborar, ou seja, realizar um labor (ou trabalho) com outra pessoa,  em conjunto. Para quem deseja ter sucesso na profissão, na carreira ou naquilo que pretende empreender ou construir, a colaboração é uma ferramenta poderosa.

É necessário que o empreendedor, líder ou patrão entenda que a colaboração pode agregar muito no dia-a-dia da empresa, especialmente na formação de um bom time e uma equipe que fale a mesma língua

O empresário, portanto, precisa incentivar a colaboração entre seus funcionários, hoje em dia conhecidos, justamente, como colaboradores. E o são de fato, não apenas da empresa, mas entre si.

Em contrapartida, o profissional precisa cultivar a empatia para com seus colegas, e desenvolver a humildade de saber que talvez ele seja incapaz de realizar algo sozinho, ou ainda que tenha tal competência, saber que em colaboração, o resultado final daquilo que faz e produz pode ser ainda melhor e mais satisfatório.

A colaboração é uma das habilidades e competências mais procuradas nos profissionais do século 21 por empresas ao redor do mundo, nas mais diversas áreas e carreiras.

A colaboração pode garantir melhores resultados

Um trabalho feito em parceria tem a possibilidade de garantir mais sucesso que aquele realizado individualmente. Isso se dá porque muitas mentes pensando juntas têm maior possibilidade de encontrar melhores soluções para um determinado problema. 

Além disso, há no trabalho feito em colaboração, a probabilidade de um produto final ter várias facetas, já que foi concebido por pessoas diferentes, com experiências e vivências distintas. 

Por esse mesmo motivo, a chance de sucesso também é ampliada, visto que um público maior de pessoas pode se identificar com o produto ou serviço oferecido.

O sucesso de uma equipe depende precisa de colaboração

Para que um trabalho em equipe seja executado com maestria, é importante que todos os membros desse time se engajem no mesmo propósito, compreendam cada um a sua função, observando os limites correspondentes à ela, e respeitem as dificuldades que os demais possam ter na execução de uma tarefa, apoiando-o e oferecendo ajuda naquilo que puder.

Colaboração não é um ato de cobrança entre os colegas que desenvolvem um projeto, mas de compreensão e ajuda mútua. O entendimento de que o trabalho deve ser em conjunto, mesmo que uma das partes já tenha cumprido todas as tarefas. 

Esteja sempre aberto para participar de um projeto em conjunto, e colabore com seus colegas. Tenho certeza de que será uma experiência de grande aprendizado, tanto para você quanto para eles.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: