E para quando as coisas não correrem da forma como esperamos, parar ou dar um passo atrás pode ser a salvação. Nem toda resposta está à frente, e a resiliência nos mostra que retroceder também é avançar.
Desistir não é um termo bem-vindo no vocabulário de quem quer empreender. Se acreditamos que a crise nos move e nos impulsiona a inovar, não será uma situação adversa que nos impedirá de sonhar. É preciso coragem para seguir acreditando.
Resiliência é uma habilidade necessária
Segundo Michael Rutter, reconhecido como o pai da psicologia infantil, materiais resilientes são aqueles capazes de sofrer fortes pressões e, depois, voltarem ao seu estado normal.
O psicólogo libanês, multipremiado no Reino Unido, utilizou conceitos da física para desenvolver a teoria no campo da pedopsiquiatria (ou psiquiatria infantil), para explicar o que é a resiliência e quão importante é que uma pessoa seja dotada da capacidade de adaptar-se em situações contrárias.
A pessoa resiliente não se compara ao carvalho, que apesar do seu esplendor em meio à uma floresta, se rompe diante de uma forte tempestade. O frágil cipó, por outro lado, cede à força do vento, mas passada a tormenta, torna a se levantar e se prepara para a chegada da primavera.
Empreender requer propósito
Para a psicóloga e autora Mariane Menegatti, resiliência é o treinamento da capacidade de adaptar-se a mudanças, especialmente as negativas, que são, geralmente, mais difíceis de serem enfrentadas e aceitas por nós.
Para a especialista, é importante, entre outras coisas, que o indivíduo tenha um propósito de vida: “já que isso estimula o indivíduo a conseguir perseverar mesmo em meio às dificuldades”, afirma.
Além de contribuir para o aumento da resiliência no ser humano, para alguém que deseja empreender e começar um novo negócio, propósito é uma ambição a ser perseguida desde a concepção da ideia, até sua execução final.
A resiliência, te ajuda a seguir em frente, e a continuar acreditando nos seus sonhos.
7 comentários em “A resiliência nos mostra que retroceder também é avançar”