Coragem. Ah! Que bela palavra! E com ela, uma enorme responsabilidade. Coragem tem origem no latim, coraticum, e significa nada menos que “ação do coração”. E, sem sombra de dúvida, é preciso coragem para empreender, pois os riscos são muitos, e as dificuldades, enormes.
Mas que a gramática não nos engane, e que a história nos ensine: muitos séculos atrás, o coração era considerado como a sede da coragem e da inteligência, ou seja, a razão e a emoção caminhavam juntas, e deveriam cumprir um propósito em comum.
Agir com o coração, nesses termos, portanto, é empenhar-se, desdobrar-se, se dispor e ir muito além. Acreditar firmemente em tudo o que você está fazendo, e colocar em prática cada ideia, não permitindo que elas se percam.
Voltar atrás também requer coragem
Ainda que a coragem que faça seguir rumo ao sonho que você pretende, muitas vezes a caminhada te força a reorganizar as ideias, voltar atrás e recomeçar. E isso também requer muita coragem e flexibilidade.
A coragem te permite dar os primeiros, e talvez, mais importantes passos. Ela te impele a seguir e avançar no seu propósito. Todavia, não é demérito algum retroceder, repensar e refazer. Ao contrário, é preciso muita coragem para empreender o tempo todo, inclusive parar quando for necessário.
Coragem para acreditar no que ninguém mais crê
Empreender é, antes de tudo, ter muita coragem para crer em alguma coisa que ninguém dá valor, ou que muitos considerariam insanidade. Investir tempo, dinheiro e paciência, e dispender muita energia para agir de forma inteligente e racional, mas sem abrir mão daquilo que te move. E isso pode ser um sonho, um desejo, um ideal. Tudo aquilo que move seu coração.
É acreditar no propósito e seguir adiante, a despeito dos cenários contrários que possam aparecer, e mesmo que num primeiro momento pareça perda de tempo.
E por isso, é importante que o empreendedor mantenha sempre um contato próximo com seu público-alvo e clientes em potencial, justamente para saber se há necessidade de mudar alguma coisa, ou adaptar aquilo que você está criando.
Se há um propósito em sua criação, há igualmente um destinatário, e ele precisa saber o que você está fazendo, o tempo todo, já que é o principal interessado naquilo que você está fazendo.
3 comentários em “É preciso coragem para empreender”