Talentos voam para longe quando não se sentem valorizados

Talentos voam para longe quando não se sentem valorizados

Hoje eu quero falar com você que é líder. É o sonho de todo empresário ter bons colaboradores, que ajudam a aumentar as vendas, elevando assim os lucros da empresa, loja ou comércio. Mas é fundamental dar valor a essas pessoas, porque talentos voam para longe quando não são valorizados.

Para que sua empresa tenha bons colaboradores, é importante que você demonstre importância a cada um, aplaudindo o que cada talento sabe fazer de melhor, dando espaço para trabalharem e, mais que isso, crescerem. 

No livro Incansáveis, o escritor e sócio da StartSe, Maurício Benvenutti, afirma que bons profissionais trabalham para si mesmos, querem deixar a sua marca e o seu valor para o mundo: “Uma geração de incansáveis, que não aceita mais a mesmice das coisas, está reescrevendo completamente o mundo onde vivemos”.

Ou seja, profissionais de talento não ficam estagnados onde não têm espaço, onde não são valorizados e onde não enxergam perspectiva de crescimento. Talentos voam para longe. Porque conhecem o seu valor, testam seus limites, e não se sentem confortáveis onde sabem que não estão sendo aproveitados naquilo que fazem de melhor. 

Talentos precisam de liberdade

Em suas palestras, Benvenutti afirma que nenhuma empresa precisa gastar tempo, semanas e meses à procura de profissionais talentosos, se esses tiverem suas capacidades limitadas. 

Talentos querem espaço para trabalhar e desenvolver o que melhor sabem fazer. Talentos precisam de liberdade para inovar e para entregar todo o potencial que a empresa precisa, motivo para o qual foram contratados. Do contrário, não há a necessidade de se contratar no mercado profissionais diferenciados e verdadeiramente talentosos.

Como valorizar talentos

Talentos são facilmente reconhecidos dentro de uma empresa. São aqueles trabalhadores que entregam além do esperado, que fazem mais do que lhes foi pedido ou proposto, e estão sempre em busca de alternativas e soluções para os problemas enfrentados pela empresa e pelos colegas.

Porém, reconhecer os profissionais talentos do time é diferente de dar o devido reconhecimento a esses trabalhadores, colaboradores, parceiros ou sócios que se entregam e vestem a camisa do projeto.

Na prática, valorizar talentos passa por incrementar os salários, distribuir bônus, promover cargos. Mas, além disso, a empresa pode realizar palestras e simpósios, contratar cursos e treinamentos para a equipe, criar atividades em grupo, e até comemorar datas festivas, convidando familiares dos colaboradores a participarem.

Criar e promover o bom relacionamento com os seus funcionários ou subordinados é imprescindível para fazer o time todo ter sucesso. Todos ganham, inclusive você, especialmente por ter ao seu lado, grandes profissionais. 

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: