O líder que o mundo precisa

O líder que o mundo precisa

Muito mais que chefes e patrões, o mundo dos negócios precisa de inspiração, motivação, gestão. E somente um líder é dotado dessas qualidades, tão requisitadas por empresas que querem destaque no mercado e na sociedade.

Não cabe mais aquele chefe autoritário, mandão, que bate na mesa e quer que as coisas aconteçam exatamente da maneira que deseja ou acha mais conveniente. Ele até pode existir, mas não conseguirá mais obter resultados, e jamais unirá seu time em torno de um propósito. 

Nenhum profissional competente sonha os sonhos de um ditador. Nenhum trabalhador qualificado se sujeita a uma autoridade opressora, nem veste uma camisa se ela for tecida de ferro. O que os profissionais mais habilitados precisam (e querem!) para ter sucesso individual, e também ir em busca do sucesso da empresa, é de um líder comprometido.

As qualidades do novo líder

Se o anseio do líder é contar com a dedicação integral dos funcionários, ele precisa ser flexível, habilidoso e capacitado de inteligência emocional para saber lidar com a multiplicidade da sua equipe e contornar possíveis crises.

Um bom líder é aquele que trabalha para unir o time, e que persegue esse objetivo para alcançar o sucesso da empresa, porque ele sabe que a harmonia entre os trabalhadores e a empresa é fundamental para esse fim.

O ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, campeão olímpico e maior nome da história do esporte no Brasil, Bernardinho fala em seu livro e em palestras por todo o país que o líder não é alguém que manda, mas inspira: “O líder não é apenas o capitão, como se imagina no esporte, mas aquele que dá o exemplo, seja treinando, jogando ou mesmo longe da quadra, o que contribui para o aprimoramento do time”.

O medalhista opina sobre o caráter do sucesso: “Para mim, sucesso é consistência em performance de excelência, é produzir resultados ao longo do tempo”.

O líder deve ser aquele personagem central dentro das empresas que inspira, motiva e engaja os demais colaboradores. Ele aponta o caminho e dá o primeiro passo rumo ao alvo e às metas que a empresa traçou.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

2 comentários em “O líder que o mundo precisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: