Escale seu time para jogar

Escale seu time para jogar

Qual o técnico de futebol que não gostaria de ter o Messi ou o Cristiano Ronaldo vestindo a camisa de seu clube, pronto para jogar? Mas não adianta ter um astro da bola na equipe, se o treinador não acredita que ele pode fazer a diferença na hora do jogo, e dar a vitória ao time.

Boas empresas também são formadas por boas equipes, e o líder precisa ter total confiança em quem trabalha com ele, dando a todos espaço e demonstrando que acredita na competência de cada colaborador. É importante, inclusive, que o líder encontre pessoas melhores que ele para realizar determinadas tarefas.

Líderes comandam, mas é o time quem joga

Um treinador tem a competência de escalar o time, escolher a tática de jogo e a formação que a equipe entrará em campo, mas quem joga os noventa minutos são os atletas. 

Da mesma forma, o proprietário de um comércio, o diretor de uma empresa, ou o CEO de uma grande companhia devem ter em mente que o papel deles é organizar as melhores estratégias para seu time alcançar o melhor resultado.

Acima de tudo, você pode não somente valorizar seus colaboradores, mas promover o protagonismo de cada pessoa que trabalha com você. Isso vai fazer com que eles se dediquem cada vez mais, vistam a camisa da sua empresa, e corram atrás do seu sonho com você.

Time e empresa devem estar alinhados

Toda empresa, indústria, marca ou loja são formadas por gente, e a direção precisa saber alinhar os ideais e as expectativas da companhia com os colaboradores, sócios, investidores e demais stakeholders do time. 

É importante salientar que pessoas são sempre diferentes umas das outras. Elas têm gostos diferentes, sonhos diferentes, planos distintos, e nem sempre trabalham para uma organização onde suas metas e planejamentos convergem com as da empresa.

Por isso, é fundamental que os setores de Recursos Humanos e contratação estejam sempre afinados aos propósitos da organização, e tenha sabedoria para formar o melhor time possível, que atenda às demandas da empresa, de cada um dos colaboradores e, principalmente, do público e dos clientes.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

3 comentários em “Escale seu time para jogar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: