MVP: O que é?

MVP O que é

Erre rápido, erre pequeno, erre muito e, finalmente, conserte rápido. Esse é o grande lema do MVP, o Mínimo Produto Viável.

Não é nenhum bicho de sete cabeças, não! Aliás, compreender o conceito de MVP é fundamental para que o seu negócio tenha sucesso, porque ele te fará agir rápido, errar rápido, e consertar mais rápido ainda. 

Muitas empresas perdem o timing do negócio porque estão sempre em busca do negócio ideal, perfeito, e da melhor versão possível de um produto ou serviço que ainda nem foi lançado.

E o MVP vai justamente na contramão desse pensamento, no sentido de dar liberdade aos desenvolvedores para que coloquem no mercado um produto que não tenho aparência de amador, mas que é passível de sofrer alterações já que é construído em parceria com o público, observando seus desejos e necessidades.

O Mínimo Produto Viável (MVP)

O MVP (Minimum Viable Product), ou Mínimo Produto Viável, é a entrega ao público daquilo que sua empresa já produz, ainda que o produto ou serviço não esteja perfeito. Se você ficar esperando a perfeição, corre o risco de nunca ver seu produto numa prateleira. 

Ou ainda pior: vai passar um ano ou dois projetando algo perfeito, e você vai perceber só depois que ninguém queria comprar o que você ofertou. Isso é muito frustrante, e pode te fazer desistir de outros bons projetos que tinha em mente.

Para isso não acontecer, você deve lançar no mercado o seu Mínimo Produto Viável. O MVP já entrega algo de valor ao público, o famoso “já ajuda”, ou ainda “o feito é melhor que o perfeito”.

Feedbacks coletados com o MVP

A partir do MVP, os desenvolvedores podem seguir ajustando, modificando e criando atualizações.  Com o passar do tempo, e coletando o feedback das pessoas que o adquiriram, você deve trabalhar no melhoramento e nas atualizações de seu produto ou serviço.

Os consumidores de hoje desejam ser ouvidos, e criar junto com quem compra de você é uma grande estratégia: primeiro porque garante mais assertividade nas suas escolhas de criação e alteração de produtos, marcas, serviços de entrega, entre outros. Segundo, porque cocriar com o cliente dá a ele a percepção de que você o respeita e o ouve. 

Registre os feedbacks que receber, e faça o melhor proveito deles: invista na cocriação de seus produtos e serviços, marca e empresa.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “MVP: O que é?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: