Erre rápido, erre pequeno, erre muito e, finalmente, conserte rápido. Esse é o grande lema do MVP, o Mínimo Produto Viável.
Não é nenhum bicho de sete cabeças, não! Aliás, compreender o conceito de MVP é fundamental para que o seu negócio tenha sucesso, porque ele te fará agir rápido, errar rápido, e consertar mais rápido ainda.
Muitas empresas perdem o timing do negócio porque estão sempre em busca do negócio ideal, perfeito, e da melhor versão possível de um produto ou serviço que ainda nem foi lançado.
E o MVP vai justamente na contramão desse pensamento, no sentido de dar liberdade aos desenvolvedores para que coloquem no mercado um produto que não tenho aparência de amador, mas que é passível de sofrer alterações já que é construído em parceria com o público, observando seus desejos e necessidades.
O Mínimo Produto Viável (MVP)
O MVP (Minimum Viable Product), ou Mínimo Produto Viável, é a entrega ao público daquilo que sua empresa já produz, ainda que o produto ou serviço não esteja perfeito. Se você ficar esperando a perfeição, corre o risco de nunca ver seu produto numa prateleira.
Ou ainda pior: vai passar um ano ou dois projetando algo perfeito, e você vai perceber só depois que ninguém queria comprar o que você ofertou. Isso é muito frustrante, e pode te fazer desistir de outros bons projetos que tinha em mente.
Para isso não acontecer, você deve lançar no mercado o seu Mínimo Produto Viável. O MVP já entrega algo de valor ao público, o famoso “já ajuda”, ou ainda “o feito é melhor que o perfeito”.
Feedbacks coletados com o MVP
A partir do MVP, os desenvolvedores podem seguir ajustando, modificando e criando atualizações. Com o passar do tempo, e coletando o feedback das pessoas que o adquiriram, você deve trabalhar no melhoramento e nas atualizações de seu produto ou serviço.
Os consumidores de hoje desejam ser ouvidos, e criar junto com quem compra de você é uma grande estratégia: primeiro porque garante mais assertividade nas suas escolhas de criação e alteração de produtos, marcas, serviços de entrega, entre outros. Segundo, porque cocriar com o cliente dá a ele a percepção de que você o respeita e o ouve.
Registre os feedbacks que receber, e faça o melhor proveito deles: invista na cocriação de seus produtos e serviços, marca e empresa.
2 comentários em “MVP: O que é?”