Profissões do futuro: Parte 02

Profissões do futuro Parte 02

É unanimidade entre todos nós que quando sairmos do isolamento, vamos encontrar um mundo completamente novo, totalmente mudado e muito diferente daquele que habitávamos antes. As profissões do futuro são, então, um assunto urgente a ser tratado.

Se as pessoas não podem sair de casa para trabalhar ou passear, o que podemos esperar do mundo e da sociedade a partir deste ano de 2020? Continuando a exercer nosso poder de previsão, falaremos sobre outras novidades que podem surgir para nós em breve, especialmente em relação às profissões do futuro (Confira aqui a primeira parte).

Profissões do futuro não é ficção

É importante lembrar que tudo o que vamos tratar aqui não é fantasia nem ficção, mas cenários que já existem, mas ainda são muito caros para chegarem até o consumidor final. O próprio mercado está trabalhando em resolver essa pendência. 

03) EaD: Não é novidade pra ninguém que Ensino à Distância mudou o mercado da educação no país e no mundo, não é mesmo? Segundo o Ministério da Educação, em 2018 no Brasil, foram ofertadas 7 milhões de vagas para a modalidade à distância, enquanto para a educação presencial foram pouco mais de 6 milhões, ou seja, quase um milhão de vagas a menos.

Além do maior acesso e comodidade para o estudante, ele tem a possibilidade de fazer um curso de diversas instituições de ensino do mundo, em áreas que, sem o EaD ele sequer poderia sonhar, e anda obter diploma de grandes instituições, como USP, a Universidade de São Paulo ou ainda, a universidade de Harvard, dos EUA.

O professor da atualidade já pode se considerar um profissional do amanhã, mas precisa de treinamento constante, e estudo ao longo da vida para exercer uma das profissões do futuro mais importantes.

04) Consultas online: Não se trata apenas de profissões do futuro, mas de carreiras que já existem e sofrerão ajustes importantes e alterações significativas. Os trabalhadores desses setores precisarão de treinamento para adaptarem-se às mudanças.

Sejam elas da área do direito, da contabilidade, do marketing, da nutrição, da medicina (Telemedicina), da psicologia, ou quaisquer outras, a consultoria online pode trazer enormes benefícios para o profissional, e redução de custos para o contratante;

05) Turismo virtual: Uma nova experiência e uma nova forma de “conhecer o mundo”. A utilização de tecnologias sensoriais e de realidade expandida podem transformar a forma de viajar e conhecer novos lugares em tempo real, como museus, parques e pontos turísticos das principais cidades do Brasil do mundo.

Esse serviço encontra ainda um nicho diferenciado em pessoas que, por um ou por outro motivo, não realizam viagens longas ou de avião, mas que, mesmo assim, desejam conhecer lugares que estão distantes. Guia turístico virtual pode ser uma das mais promissoras profissões do futuro.

No terceiro e último post sobre esse assunto, falaremos sobre casos que já existem, mas ainda dependem de investimento para baratear os custos operacionais. Abordaremos também a necessidade que o mercado de trabalho terá de se adaptar às novas demandas.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “Profissões do futuro: Parte 02

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: