Estude, estude e estude

Estude, estude e estude

De tudo o que você leu e ouviu até aqui, guardar uma coisa é fundamental: estude! Estude sempre, estude muito, e estude sempre um pouco mais. 

O estudo nos permite conhecer o que está acontecendo mundo afora, nos abre os olhos para enxergarmos as novidades do mercado – e aquilo que nós achamos que é novidade, mas que já está circulando por aí há algum tempo.

Quando falamos em estudar, não estamos dizendo pra você se matricular numa faculdade ou num curso de pós-graduação. Se esse é o seu desejo e sonho, ótimo! Persiga-o até alcançar. Mas toda e qualquer informação que te ajude a enxergar as coisas de outra forma, e te dê insights para a mudança é válida. Seja um pequeno artigo que lê no jornal ou na internet, ou uma dica no rádio, tudo o que te faz crescer é sempre muito bem-vindo!

Estude ao longo da vida: Lifelong learning

O lifelong learning é o modelo ideal para explicar o quê, como e, principalmente, quando estudar. Nesse conceito, o objetivo é que você estude sempre, de onde estiver, e como puder, mas sempre absorvendo o máximo de informação útil que conseguir.

Seja lendo um artigo de jornal, revista ou blog, seja ouvindo um podcast, assistindo à um filme, série ou documentário na Netflix ou no Youtube, e até mesmo tendo uma conversa produtiva, em que você aprende algo e leva consigo para uso prático na vida.

O modelo de educação está mudando, e isso nos leva a repensar como aprendemos. O conhecimento formal e teórico é necessário, mas a sua forma de transmissão está sendo colocada em suspeição, uma vez que o mundo em que vivemos demanda o conhecimento prático de cada profissional.

O professor e historiador Leandro Karnal, em sua palestra Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo, fala sobre a importância da aquisição do conhecimento pelo lifelong learning

Independentemente da sua profissão ou área de atuação, o mercado sempre traz inovações que devemos conhecer para nos atualizar. Seja você comerciante de produtos, da área de saúde, das finanças, das comunicações, do direito, da educação, ou de qualquer outro setor, estar de olho nas novidades que acontecem, no Brasil e no mundo, podem é fundamental para levar inovação e criatividade para o seu ramo de trabalho.

Permita-se conhecer coisas novas todos os dias. O crescimento pessoal, além de te trazer satisfação, te coloca em evidência e te faz um empreendedor mais atualizado, especialmente para saber o que o mercado espera de você e da sua empresa.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

4 comentários em “Estude, estude e estude

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: