A propaganda na atualidade

A propaganda na atualidade

A propaganda na atualidade ganhou um novo contexto e um novo propósito, que é o de engajar o cliente e fazê-lo se sentir parte de um grupo, pertencente, de alguma forma, àquela marca que usa, seja de roupa, de alimentos e suplementos, de material esportivo, de eletroeletrônicos. 

Se a propaganda nasceu com o propósito legítimo de mostrar a marca, apresentar um produto, uma oferta de desconto, fazer a promoção de vendas de serviços, e inúmeras empresas obtiveram sucesso com essa modalidade de anúncio comercial, atualmente as empresas precisam conhecer o público-alvo para entregar a ele mensagens diferenciadas, que realmente entreguem algum valor, maior e mais profundo que a oferta de produtos e serviços.

Muito mais que vender, as empresas hoje entenderam que é fundamental estar presente nos momentos mais importantes da vida das pessoas. Mais que ganhar dinheiro delas: pertencer às suas vidas. Fazer parte. Estar. Simplesmente, estar. E a nova propaganda cumpre justamente esse papel, de aproximar empresa e clientes.

O consumidor percebe quando uma marca só aparece quando quer vender, aparentando não se importar com o dia-a-dia dele. A propaganda desinteressada em vender é mais atrativa aos olhos e ouvidos de quem a recebe.

O público confia mais na propaganda de quem usa

O usuário de uma marca se sente empoderado ao mostrar a marca, e o empreendedor pode extrair disso um grande benefício, especialmente ao aproximar sua empresa do público. 

A propaganda dos dias atuais deve conectar, aproximar. A empresa precisa mostrar que se preocupa com o cliente mesmo quando este não puder comprar, e promove outros meios de interação com ele, seja por meio de patrocínios de festas e eventos, seja enviando um mimo para os clientes mais fieis.

A estratégia principal é engajar, e fazer com que as pessoas falem de você. Não somente por aquilo que você pode dar, mas por quem você é. Sua empresa e marca precisam ser lembradas pelos clientes, que podem até se sentir parte de um grupo, um clube, um nicho, e passarão a divulgar de forma instantânea e orgânica, como se seu produto ou serviço fizessem parte da vida deles.

Seja você o motivo das publicações mais interessantes do seu cliente nas redes, e das melhores rodas de conversa entre os amigos dele. 

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

4 comentários em “A propaganda na atualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: