Marketing digital e suas possibilidades

Marketing digital e suas possibilidades

Likes, compartilhamentos, hashtags… o mundo virtual é um convite para mostrarmos nossa marca o tempo todo, e o marketing digital é a ferramenta ideal para conectar uma empresa ao público da internet.

Os números de usuários brasileiros conectados às redes sociais é muito alto, e sua empresa pode se aproveitar disso, utilizando o marketing digital: 95 milhões de internautas brasileiros usam o Youtube; 92 milhões usam o Facebook; 71 milhões têm conta no Instagram, e eles fazem do Brasil o país latino-americano com maior presença nas redes, e o segundo no mundo, só atrás das Filipinas.

E o melhor de tudo isso é que os seus clientes podem participar, divulgando gratuitamente o seu perfil e a sua marca. Mas pra isso acontecer, você sabe… precisa dar alguma coisinha pra ele. Pode ser um sorteio dos seus produtos, se ele marcar alguns amigos na publicação; ou um desconto, se ele compartilhar seu post.

São ações assim que geram engajamento e um relacionamento sólido com seus clientes, porque as pessoas confiam mais no testemunho de quem já comprou um produto ou serviço e agora está indicando. Mas o esforço do marketing digital é tornar tudo isso orgânico, o que não acontece do dia para a noite.

Marketing digital e conteúdo

Conteúdo é um dos mais importantes e funcionais instrumentos do marketing digital. Informação de qualidade, respostas para problemas dos clientes em potencial, auxílio em momento oportuno.

A equipe de marketing pode criar plataformas de comunicação com o público, seja por meio de sites e blogs, redes sociais, ou e-mail marketing. Esses conteúdos podem ter diferentes formatos, como textos (artigos, notícias, e-books), vídeos e podcasts, sempre com o objetivo de entregar algum valor ao cliente.

O público quer te conhecer

Fato é que as pessoas gostam de conhecer mais sobre aquilo que se interessam. Então, não tenha medo de divulgar sua empresa, especialmente sobre as soluções que ela pode entregar. E não estamos falando apenas de produtos, mas conteúdos muito mais profundos, que ajudem o público, mesmo que ele ainda não compre nada de você.

Mas preze sempre pela cautela e pelo bom senso. As pessoas podem se sentir incomodadas com propagandas repetitivas, achando, inclusive, que você está invadindo a privacidade delas. Use a criatividade para saber quais tipos de ações de marketing e comunicação mais atraem quem te segue.

O marketing digital é hoje uma das mais promissoras formas de relacionamento entre cliente e empresa, justamente por ser a ferramenta que mais procura conhecer o público para dar a ele justamente o que ele precisa, na medida certa, no tempo exato.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: