O Marketing nos negócios

O Marketing nos negócios

Conhecer o mercado, promover pesquisas, construir e otimizar a relação com stakeholders, logística de recebimento e entrega de mercadoria. Essas e muitas outras são também tarefas da equipe de marketing, que muito mais que criar estratégias de vendas e divulgação, preocupa-se com o negócio como um todo, em todas as suas complexidades.

O marketing faz parte da administração geral da empresa, que preocupa-se não somente com a promoção da marca para o público, mas cuida também da aparência da instituição para todos os que têm algum tipo de envolvimento com ela, como público interno (como colaboradores e a direção da empresa), fornecedores, e todo o pessoal terceirizado que presta algum tipo de serviço para ela.

Para Peter Drucker, considerado o pai da administração, um trabalho de marketing bem executado diminui o esforço da equipe de venda em obter êxito.

O marketing precisa definir seu público-alvo, estabelecer o preço do produto ou serviço oferecido, buscar maneiras de agregar valor aos clientes já conquistados e criar formas de alcançar clientes em potencial e convertê-los em usuários da marca.

Marketing nos negócios: marketing digital

Com as possibilidades digitais da atualidade, o marketing ganhou novas ferramentas e subsídios para ir além, coletando e separando dados que serão usados para criar a melhor comunicação e a melhor oferta ao público.

Agora, os profissionais podem lançar mão de ferramentas digitais para realizarem as tarefas. Desde pesquisa e planejamento, até a realização de estratégias de divulgação e campanhas para o público no ambiente virtual, especialmente para os clientes que se encontram nas redes sociais, como Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp.

Ferramentas para o marketing nos negócios no ambiente virtual

Muitas empresas usam o marketing digital para se aproximar do seu público, interagir com ele, entender como ele pensa, o que deseja e onde ele está, utilizando recursos disponíveis na internet, como ferramentas do Google e de outras empresas.

Algumas das ferramentas que o empreendedor pode usar para se estabelecer melhor e se conectar com os clientes, são: Ubersuggest, SEMrush, Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads, e muitas outras, que ajudam a equipe de marketing na tarefa de análise de dados e pesquisa de tendências, por exemplo.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

7 comentários em “O Marketing nos negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: