Mercado de Trabalho em Tempos de Crise

Mercado de Trabalho em Tempos de Crise

Toda crise traz enormes desafios para nós. Sejam elas guerras, revoluções, convulsões sociais, fenômenos ambientais que saem do controle, como terremotos e tsunamis, todo cenário de caos provoca em nós uma sensação de insegurança e incerteza. Sem sombra de dúvidas, nesses dias vivemos tempos de crise no mercado de trabalho também.

A crise econômica de 2008, por exemplo, deu ao mundo a oportunidade de se reinventar. Novas modalidades de negócios foram criadas, o consumo ganhou diferentes faces, e o mercado de trabalho se transformou: a hospedagem ganhou uma nova cara a partir do surgimento do Airbnb, e o transporte foi reinventado com a chegada do aplicativo Uber em todo o mundo.

De tempos em tempos, a sociedade necessita de um novo fôlego de transformação econômica, e assim aparecem no mercado ferramentas inéditas para satisfazer essa demanda, como as plataformas de streaming, como Netflix e Prime Video (Amazon), que revolucionaram a forma de consumirmos conteúdos, ou o Ifood, que com alguns poucos cliques no celular, sua comida chega em casa ou em qualquer endereço desejado por você.

Novas oportunidades no mercado de trabalho

A pandemia mundial de Coronavírus é uma realidade, e a única certeza que todos têm é de que o mundo nunca mais será igual. A pergunta é: você vai ficar parado esperando passivamente as coisas mudarem, ou vai tomar uma atitude, iniciar seu empreendimento agora mesmo, e estar entre aqueles que vão mudar o mundo?

Vemos hoje reais mudanças no mercado de trabalho, e o profissional brasileiro precisa se reinventar para se adaptar a essa nova realidade, que se baseia numa crescente taxa de desemprego, na alta da informalidade e na necessidade de atitudes empreendedoras para permanecer ativo no mercado, que muda constantemente, e sem avisar.

Atualmente, com todas essas alterações no mercado de trabalho, faz-se necessária uma postura diferente do profissional. E ela requer conhecimento, estudo, busca por informação de qualidade, criatividade, entre outras atitudes que formam um trabalhador mais engajado e preparado para as importantes adaptações que o mundo nos impõe.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

4 comentários em “Mercado de Trabalho em Tempos de Crise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: